EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança

Hidráulica e Saneamento
maio 6, 2014
Serviços de Segurança e Saúde Ocupacional
maio 8, 2014
 

O EIV ou Estudo de Impacto de Vizinhança deve ser elaborado visando a conciliação entre o interesse da cidade em que será realizado o empreendimento e do empreendedor. ​

A necessidade deste estudo advém do direito a uma cidade sustentável que as pessoas que habitam, transitam ou trabalham em torno do empreendimento possuem.

 
O Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV é um instrumento de análise com a finalidade de subsidiar o licenciamento de empreendimentos ou atividades, públicas ou privadas, que na sua instalação ou operação possam causar impactos ao meio ambiente ou à comunidade em geral.

A elaboração do EIV tem como objetivos:

 
• avaliar a pertinência da implantação do empreendimento quanto à adequação ao local;

• definir as medidas mitigadoras aos impactos identificados;

• definir as medidas compensatórias necessárias.

A exigência de elaboração do EIV vem, portanto, ao encontro da necessidade de vincular ao projeto as justificativas, as compensações e as correções dos impactos gerados pelo empreendimento.

​ O Certificado de Conclusão da Obra e o Alvará de Funcionamento só serão emitidos mediante comprovação pelo Poder Público da efetiva conclusão das medidas definidas pelo EIV.

​ Vantagens do EIV:

​ a-) maior segurança ao empreendimento;

b-)conciliar eventuais conflitos com a vizinhança;

c-) contribuir para a aprovação do empreendimento;

d-) apresentar propostas para a defesa ambiental;

e-) recomendar ajustes necessários à infraestrutura urbana.

A GESTAO TEC possui ampla experiência nessa área atua e é capaz de orientar o empreendedor às medidas necessárias e desenvolver os documentos requeridos para a formulação de um completo e diferenciado EIV.

Os comentários estão encerrados.