Com investimento de R$ 1,28 bilhão e geração de 21,9 mil empregos diretos e indiretos, o gasoduto, que liga Volta Redonda (RJ) a Queluzito (MG), aumenta a capacidade de transporte de gás natural para a Região Metropolitana de Belo Horizonte e para o Vale do Aço. Obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Gasbel II tem 267 quilômetros de extensão, 18 polegadas de diâmetro e capacidade para transportar 5 milhões de m² por dia. Gasbel I, que iniciou operação em 1994 com capacidade para transportar 3,15 milhões de m² por dia. De acordo com a Petrobras, a entrada em operação de dois novos gasodutos – o Paulínia-Jacutinga, em janeiro 2010, e o Gasbel II – deixa o Estado em condições de receber quatro vezes mais o volume de gás natural dos últimos 22 anos.
Em julho de 2007 a ESTEIO deu início à execução dos Serviços de Projeto Básico do Gasoduto Rio de Janeiro – Belo Horizonte (GASBEL II). Este trecho do gasoduto tem cerca de 264 km, com diâmetro de 18″, partindo da ESVOL – Estação de Volta Redonda, no município de mesmo nome, no Estado do Rio de Janeiro, até a área da Válvula 24 do Oleoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte (ORBEL I), no município de Queluzito, no Estado de Minas Gerais, é denominado Expansão do Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte (Gasoduto GASBEL II). Os municípios atingidos foram:
TRAVESSIA / CRUZAMENTO |
MUNICÍPIO |
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RIO DE JANEIRO |
1 |
Volta Redonda |
2 |
Pinheiral |
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3 |
Piraí |
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4 |
Barra do Piraí |
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5 |
Mendes |
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6 |
Vassouras |
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7 |
Rio das Flores |
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RIO DE JANEIRO |
8 |
Belmiro Braga |
9 |
Juiz de Fora |
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10 |
Ewbank da Câmara |
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11 |
Santos Dumont |
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12 |
Oliveira Fortes |
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13 |
Barbacena |
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14 |
Alfredo Vasconcelos |
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15 |
Ressaquinha |
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16 |
Carandaí |
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17 |
Cristiano Otoni |
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18 |
Queluzito |
BASE CARTOGRÁFICA
A base cartográfica utilizada foi da IBGE 1:50.000:
– SF-23-Z-A-III-3
– SF-23-Z-A-VI-1
– SF-23-Z-A-V-2
PLANO FUNCIONAL
A partir da base cartográfica, elaborou-se o Plano Funcional, indicando os acessos, áreas de válvulas e bota-foras.
ESTUDO DE TRAVESSIAS E CRUZAMENTOS ESPECIAIS
Ao longo da faixa foram realizados os seguintes estudos de travessias e cruzamentos:
Item |
TRAVESSIA / CRUZAMENTO |
Item |
TRAVESSIA / CRUZAMENTO |
1 |
Rodovia Municipal Benjamin Constant |
7 |
Rio das Mortes |
2 |
RJ 141 |
8 |
RJ 115 |
3 |
Canal Santa Cecília |
9 |
Ferrovia Centro Atlântica S.A |
4 |
Rio Piraí |
10 |
Rio Paraíba do Sul |
5 |
RJ 137 |
11 |
RJ 135 |
6 |
BR 393 |
12 |
Afluente da Divisa |
Relação de todas as travessias ao longo da faixa.
PRODUTOS GERADOS
Os serviços do escopo de projeto básico da faixa e pré-detalhamento do duto foram traduzidos pelos seguintes produtos:
- Planta de Situação com implantação geral na escala 1:25:000;
- Planta Chave / Unifilar de Terraplenagem na escala 1:10.000;
- Desenho de Zoneamento Geotécnico na escala 1:10.000;
- Mapa Ambientais na escala 1:10.000;
- Desenho de Unifilar de Vegetação na escala 1:5.000;
- Planta de Faixa na escala 1:1.000;
- Perfil do duto na escala 1:1.000;
- Desenho de cruzamentos e travessias na escala 1:200;
- Desenho de Seção de Terraplenagem na escala 1:200;
- Desenho de detalhes típicos de terraplenagem na escala 1:500;
- Desenho de detalhes típicos de drenagem na escala 1:500;
- Desenho de obras de contenção e estabilização das margens na escala 1:500;
- Relatórios;
- Memoriais Descritivos;
- ETs – Especificações Técnicas;
- MC – Memórias de Cálculo;
- Planilhas de Quantidades.
Cliente: | Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS |
Segmento: | Óleo e Gás |
Prazo: | 23 meses |
Extensão: | 99 km |
Local: | Rio das Flores | RJ |
Escopo
Expansão do Gasoduto GASBEL II – Trecho “B” (Rio das Flores/ RJ – Belmiro Braga, Juiz de Fora, Ewbank da Câmara e Santos Dumont/MG).
FOTOS DO PROJETO
Recuperação de Áreas Degradas
Recuperação de Áreas Degradas – Utilização de Escavadeira